sábado, 23 de junho de 2012

Como jogar em grupo com perfeição

    21:33




Party Play - Jogando em Grupo


Grupos


Você não precisa se aventurar sozinho no mundo de Aika. Na verdade, o jogo pode ser tornar muito mais divertido quando você tem um grupo ou uma Guilda - aqui falaremos sobre os grupos. Se você se aventura com outros usuários freqüentemente, eles podem se tornar valiosos amigos ou companheiros.

Criando um Grupo


No máximo seis membros podem formar um grupo. Existem três modos diferentes de convidar um amigo;

1) Clique com o botão direito no personagem e envie um convite.
2) Digite em ”+” mais o nome do personagem [+nome personagem] na janela de chat.
3) Clique com o botão direito no nome do personagem exibido na janela de chat.



Um usuário que já estiver em outro grupo não poderá ser convidado para o seu grupo. Se convidar um usuário nesse enquadramento, você receberá uma mensagem de que aquela pessoa já está em um grupo.

Clique com o botão direito na Interface das Informações de Grupo para desfazer um grupo. Você também pode remover um membro ou delegar o posto de líder do grupo para outra pessoa.



1) Um membro pode retirar-se do grupo a qualquer hora.
2) O líder do grupo pode desfazer o grupo.
3) O líder do grupo pode remover um membro.
4) O líder do grupo pode delegar sua posição a qualquer membro.

Quando você tem um grupo completo, com todos os 6 personagens diferentes, você ganha um buff único por isso!

Se Unindo a um Grupo


Se estiver se aventurando sozinho e for convidado para um grupo, você pode aceitar ou rejeitar o convite. Se já estiver em um grupo, como dissemos anteriormente, você não poderá unir-se a outro grupo, a menos que esteja formando uma legião.

Informações de Grupo


Clique no menu de “Info de Grupo” no janela do grupo para modificar suas configurações (Somente líder do grupo).



Experiência em Grupo

A experiência em grupo é definida pelo líder do grupo, para que todos recebam experiência, é necessário que estejam próximos do monstro quando ele for derrotado. É melhor ter um grupo com jogadores de nível similar, assim todos podem ganhar a experiência de acordo com o nível do monstro derrotado. Contudo, personagens com níveis muito altos ou muito baixos ainda receberão um mínimo de experiência.

Sobre os Papéis de Cada Um

Papéis Primários

Todos os jogadores devem saber do seu papel na configuração de um grupo. Os papéis primários são, Tanker, Healer, DPS (Dano por Segundo) e CM (Controle de Multidão). Sua classe e suas escolhas de skills irão determinar qual será o seu papel. Detalhamos abaixo sobre cada papel:

Tanker

Um Tanker é um personagem designado para receber muito dano dos inimigos e proteger o resto do grupo. Deve ser necessariamente um Templário.

Habilidades Importantes para o Party Play:
Incitar Multidão
Aumenta o nível de ameaça (AGGRO) em todos os monstros dentro da área de alcance da habilidade.
Travar Alvo
Causa dano físico aos inimigos e, por certo período, obriga que o inimigo somente ataque o Templário, independente do nível de ameaça (AGGRO).
Defesa Concentrada
Aumenta o nível de ameaça (AGGRO) gerado a partir de todas as ações do Templário.
Punição
Adiciona nível de ameaça (AGGRO) em todos os movimentos realizados pelo Templário.
El Aster
Aumenta a resistência e o nível de ameaça (AGGRO) por 30 segundos.

Propósito: Manter a atenção dos inimigos neles próprios e desfocar os inimigos do resto do grupo, enquanto agüenta os golpes dos inimigos.

Gerando a Ameaça

Manter o monstro atento somente ao Tanker é a chave para esse tipo de personagem. Os membros do Grupo, como os magos e os clérigos, não são feitos para receber muito dano - ainda mais de monstros muito fortes. Geralmente os Tankers possuem uma habilidade de "provocar" (aumentando o AGGRO, leia mais sobre AGGRO em nosso guia de jogo) o monstro para que toda a atenção seja direcionada ao mesmo. Dessa forma, o Tanker leva todo o dano enquanto os Healers e os DPS's fazem o trabalho deles.

Lurando

Outro papel comum para o Tanker é o de puxar inimigos para o grupo, ou lurar os inimigos (do inglês LURE – atrair; ou – isca). Inicialmente, devido ao sistema do jogo, os monstros automaticamente vão atrás do Tanker. Eles podem possuir alguma habilidade que faz com que os monstros lhes persigam, auxiliando em seu papel principal que chamar a atenção dos monstros para ele mesmo.

Liderando

O Tanker geralmente é o responsável por liderar o grupo nos destinos designados e é freqüentemente o membro que aponta os inimigos para o DPS.

Primeiro a Entrar, Último a Sair

O Tanker deve ser a primeira pessoa a entrar em combate em quase todas as circunstâncias. Se o grupo for forçado a correr, o Tanker deve estar preparado para ganhar tempo, permitindo que os outros membros possam correr do combate em segurança.

Tankers Principais VS. Tankers Adicionais

Se, em um grupo, houver mais de um Tanker, um principal deve ser escolhido. Os secundários devem ser responsáveis apenas pelo auxílio ao principal, servindo de apoio ou Tankando inimigos adicionais.

Healer

O trabalho de Healer é manter o grupo vivo e bem, com uso preciso e eficiente de suas magias de cura. O Healer é um membro essencial em um grupo e deve ser necessariamente um Clérigo.
Habilidades Importantes para o Party Play:
 
Cura
Recupera HP de um amigo.
 
Bênção
Aumenta ataques físicos e mágicos de um amigo.
 
Mão da Cura
Recupera HP de um dos seus amigos a cada 2 segundos. Carrega em 10 segundos.
 
Ressurreição
Revive um membro do grupo. Um pouco do HP e MP do membro revivido também é recuperado.
 
Velocidade
Aumenta a velocidade um amigo por um tempo.
 
Cura em Massa
Recupera HP de todos os membros do grupo em um raio de 6m.
 
Golpe Divino
Abençoa as armas de seus amigos, infringindo danos adicionais a demônios e mortos-vivos por certo período.
 
Recuperação
Recupera HP de um membro do grupo e remove todas as maldições ou nerfs (buffs negativos).
 
Cura Preventiva
Recupera automaticamente o HP de algum membro do grupo de o HP ficar abaixo de 50% ou depois de um minuto, o que vier primeiro.

Propósito: Curar os membros do grupo e mantê-los vivos.

Dicas de Cura

- Sempre esteja atento aos pontos de vida dos membros do grupo. Você não quer estar em uma situação onde um membro do grupo morre, sendo que você poderia tê-lo salvo se estivesse prestando atenção.
- Use sempre os atalhos do teclado.
- Seja muito bem familiarizado com todas as suas habilidades de cura.
- Não queime sua mana muito rapidamente para que sempre tenha um depósito de mana para emergências.
- Priorize a cura do Tanker.
- Sempre tente aprender e aceitar as dicas dos outros para se tornar um Healer melhor.

Esteja Preparado

Sempre tenha todas as ferramentas necessárias a mão, especialmente poções de mana. Todo Healer irá se encontrar em uma situação de precisar de mana extra. Ter esse tipo de poção pronta poderá ser a diferença entre a vitória e a derrota. O grupo irá se mover tão rápido quanto o Healer for.

DPS

O termo DPS significa Dano por Segundo (do inglês Damage per Second), é usado para se referir as classes nas quais o papel principal é infringir dano. Guerreiro, Atirador e Pistoleiro se encaixam exatamente no papel de DPS no Aika.
Propósito: Destruir de maneira rápida e eficiente os inimigos.
Habilidades importantes para o Party Play (Guerreiro):
 
Quebrar Armadura
Causa danos ao alvo e diminui sua defesa física.  
 
Fúria
Aumenta sua força física e sua velocidade, mas reduz sua defesa
 
Tempestade de Lâminas
Balança a espada em círculo e causa danos aos inimigos a volta.  
 
Canção da Glória
Aumenta seu HP e seu MP e recupera pontos de todos os membros do grupo.  
  
Canção da Bravura
Aumenta força, agilidade e inteligência de todos os membros do grupo.  
 
Área de Impacto
Causa danos ao alvo numa área de 5 m com uma explosão no terreno e drasticamente reduz seus movimentos.  
 
Canção da Defesa
Aumenta defesa física e mágica e resistência para todos que estiverem perto – para membros do grupo.  
 
Despertar
Aumenta danos críticos e danos de skill. Ativa somente no estado de Fúria.  
 
Estocada
Cria uma ferida profunda no inimigo causando danos físicos e reduzindo o efeito de regenerar durante alguns segundos.  

Habilidades importantes para o Party Play (Atirador):
 
Tiro Fatal
Causa dano ao alvo Também diminui a defesa física por ponto fraco do alvo de exposição. 
 
Tiro na Perna
Atira no pé do alvo. Diminui o dano físico e de movimento.  
 
Ocultar  
Entra em modo de camuflagem e inicializa o nível de tratamento. Dano físico e de movimento é aumentado ou diminuído, dependendo do nível de habilidade.
 
Perseguidor Implacável
Sangra o alvo e causa dano por 6 segundos. Diminui o efeito de cura.
 
Primeiro Encontro
Emboscadas ao alvo, atacando-o de surpresa e o paralisando. Possui outros pontos críticos. 
 
Marca do Perseguidor
Diminui a Taxa de Defesa e Resistência Crítica do alvo. Também diminui o limite de HP. Aplicável apenas a um objetivo de cada vez. 
 
Demolidor x-14
Instala um robô de segurança na área selecionada. O robô ataca automaticamente inimigos ao seu alcance.

Habilidades Importantes para o Party Play (Pistoleiro):
Ocultar
Inicializa um truque de camuflagem. Movimentos aumentam ou diminuem dependendo do nível da skill.
Espinho Venenoso 
Restringe o movimento do inimigo e causa dano criando raízes de espinhos venenosos.  
Veneno da Lentidão
Diminui a velocidade dos movimentos por certo tempo e causa durante 2 segundos.  
Olhar penetrante
Aumenta pontos críticos e danos.
Choque Súbito
Derruba o alvo inconsciente por m certo período. Enquanto inconsciente, o alvo pode ser atacado para infligir danos, ataques automáticos não é aplicado.  
Explosão Radiante 
Causa danos ao alvo e aos inimigos por perto e casa cegueira.  

Dicas de DPS

- Se um monstro focar em você resista a tentação de fugir – a menos que consiga se esconder e manter-se na localidade. Você é importante para o grupo e deve permanecer junto com o mesmo.
- Preste atenção no monstro no qual o Tanker está focado – ele deverá ser o alvo do DPS.
- É necessário ficar atento para que você não chame a atenção do monstro para você. Vamos explicar mais sobre isso mais a frente, isso é o nível de ameaça ou aggro, como é conhecido em vários MMOs.
- Descubra quais habilidades utilizar de maneira eficiente para que possa rodar entre as mesmas e aplicar um dano por segundo satisfatório.

CM

O termo CM significa Controle de Multidão (do inglês CC, Crowd Control), é usado para se referir as classes nas quais o papel é atingir um dano massivo ao maior número de inimigos possíveis, isso é atribuído geralmente ao Feiticeiro, por conta de suas magias.

Propósito: Auxiliar o DPS no enfraquecimento dos inimigos e controlar a situação caso o Tanker não consiga mais segurar os monstros.
Habilidades importantes para o Party Play:
Polimorfo  
Durante alguns segundos transforma o inimigo em um animal sem poder de combate reduzindo o movimento. Não é possível ativar o ataque automático e apenas poderá ser aplicado e um alvo de cada vez.  
Escudo Negro 
Sacrifica MP por danos recebidos por evocar cortina de escuridão.
Inferno Caótico
Causa danos mágicos a alvo e inflige paralisia depois de atirar fogo negro.  
Impedimento
Restringe o MP do alvo usando skills por certo período.  
Bruma Sonífera
Inflige sono gerando um nevoeiro. Ataques automáticos não podem se aplicados.
Teleporte em Massa
Transporta imediatamente todos os membros do grupo em um raio de 10 m para a coordenada salva. Somente 5 coordenadas podem ser salvas. 

Como Controlar Multidões

Geralmente os CMs também podem obter o papel de DPSs, mas, quando estiverem agindo como CMs, precisam informar à todos do grupo sobre o uso de suas habilidades e informá-los sobre como agir diante do resultado do uso de suas habilidades. Controlar Multidões não se refere apenas a destruir inimigos, mas controlá-los para facilitar a manobra dos outros membros do grupo. Chamar a atenção de um determinado montante de inimigos enquanto o Tanker se recupera pode ser uma boa estratégia, desde que você consiga contornar a situação e devolver os monstros ao Tanker, mais tarde.

Chaves para um Bom Controle de Multidões

- Usar de maneira sábia suas habilidades para desabilitar os monstros ou pará-los temporariamente.
- Desabilitar o monstro correto, ou pelo menos o mais forte.
- Ter um grupo concentrado que não ataque o monstro que você acabou de desabilitar.
- Ter um Tanker no grupo, para que ele possa “provocar” o monstro assim que ele “acordar”.
- Comunicação com os membros.

Híbridos

Um híbrido é qualquer classe que é capaz de preencher, pelo menos parcialmente, mais do que um dos papéis principais. Contudo, a eficiência dos papéis preenchidos por um híbrido pode ser bem menor do que a de um não-híbrido. Geralmente são usados para preencher vagas, mas não são específicos e nem recomendados. Como por exemplo, um guerreiro pode se tornar um Tanker com o equipamento adequado, mas não será tão efetivo como um Templário.

Bom Senso em Grupo

O bom senso é muito importante em um MMO. Tenha consciência de que a sua reputação vai te perseguir por todo o tempo que jogar. Se você ofende seus companheiros de grupo, sua reputação será afetada por isso. Se for educado e leal, pode conseguir bons frutos no futuro. Fazer amigos é mais benéfico do que criar inimigos, além do mais, deixe que a nação inimiga seja o inimigo!

Permaneça Até Finalizar o Trabalho


Não saia de um grupo repentinamente, após completar apenas a sua parte em uma quest. Fique com todos e ajude da mesma forma que foi ajudado. Se sair dessa forma, pode ser que em outras quests as pessoas não mais tenham interesse em compartilhar a mesma quest com você.

Drop

Se você receber um item que não pode usar, mas outro membro do grupo pode, ofereça ao mesmo, ou pelo menos, venda por um preço razoável.

Curando

Se você tiver cura e tiver um membro que precise, cure-o. Se não puder fazer isso, tenha certeza de dizer que lamenta, se você for o Healer do grupo. Você não pode prevenir que seus companheiros não morram sempre, mas pode fazer com que saibam que você fez o seu melhor.

Buffs

Se possuir habilidades de buff que não benéficas para seu grupo, faça uso das mesmas. Peça aos membros do grupo para que informem quando o efeito do buff já tiver passado. Se os membros souberem que você tem esse tipo de habilidade, mas não passa adianta, eles podem não respeitar a forma como joga com a classe que escolheu. Por outro lado, se fizer bem essa função, tenha certeza de que será muito bem reconhecido.

No caso de tudo dar errado

Se alguma coisa sair do planejado ou simplesmente não der certo, tenha consciência de que todos estão ali pelo mesmo objetivo, pela mesma causa. Então, por favor, previna-se para não ficar brigando ou gritando com todos os outros, não importando de quem seja a culpa. Tenha paciência, reveja os passos passados e tente novamente.

Via:Ongame

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